Massas : COMO FAZER MASSA FRESCA
 

Minha Culinária
Usuário :
Senha :

Esqueci minha senha?

 

COMO FAZER MASSA FRESCA
Massas
Enviada por : MARINA LIMA SANTANA
Tem novidade chegando!
Avaliação:
123067 visitas
Avalie esta receita
Ótima       Boa

Imprimir esta receita Comente esta receita Envie para um amigo
Pesquise no buscapé por COMO FAZER MASSA FRESCA Adicione esta receita ao favoritos

Ingredientes:

Fazer massa fresca, em casa, é facílimo! E o resultado é delicioso! Você pode usá-la para cortar talharim ou fazer massas recheadas como ravióli e tortelloni. Veja a nossa dica de preparo, passo a passo:

Ingredientes:

(para 500 g de massa fresca)

  • 2 1/2 xícaras (300g) de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar a mesa
  • 3 ovos, grandes
  • Modo de preparo:

    Método manual:

    Passo 1: misturando a massa - Em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro. Quebre os ovos neste buraco. Com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha.


    Passo 2: amassando a massa - Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por 5 minutos no mínimo. Tente fazê-lo com uma mão apenas, mantendo a outra limpa. Se a massa grudar, polvilhe com um pouco de farinha. Forme uma bola.


    Passo 3: abrindo a massa - Amasse a bola de massa com a mão. Utilizando um rolo de massa, abra a mesma até a espessura desejada (1 mm para fettuccine ou talgliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).


    Passo 4: cortando a massa - Enrole, com cuidado, a massa no rolo de massa e deixe-a secar sobre um pano de prato enfarinhado, por cerca de 10 minutos. Faça um cilindro com a massa, corte fatias da espessura que você deseja.


    Método "com cilindros":

    Passo 1: misturando a massa - Coloque a farinha e os ovos no processador de alimentos.


    Passo 2: amassando a massa - Ligue o processador, no modo "pulsar", e bata até que a massa forme uma bola. Retire a massa do processador e coloque sobre uma superfície enfarinhada. Amasse com a mão por mais 2 minutos.


    Passo 3: abrindo a massa - Ajuste o controle da máquina de massa (manual ou elétrica) para a largura maior. Corte a massa em 6 pedaços. Polvilhe cada pedaço com farinha, passe pela máquina. Reconfigure a máquina para uma espessura um pouco menor, polvilhe a massa com farinha e passe novamente. Repita o processo até atingir a espessura desejada (1 mm para fettuccine ou talgliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).


    Passo 4: cortando a massa - Passe a massa, em seguida, pelo rolo que corta, da máquina, de acordo com a largura desejada.

    Rendimento: 06 porções.

    View Reviews

    Esta receita ainda não foi comentada

    powered by instareview

    Envie esta receita para um amigo
    Seu endereço de email:
    Endereço de seu amigo
    Receber notícias de culinária no meu email